O que o paciente e seus familiares esperam ao procurar pelo atendimento em clínicas e consultórios?
Atendimento humanizado, individualizado e ético, atenção, escuta ativa, respeito ao horário agendado, facilidades para realização de exames no mesmo local da consulta? A resposta pode incluir todos esses itens e muitos outros. Porque atualmente não basta proporcionar satisfação ao cliente, com bons serviços e produtos, mas é preciso levá-lo a uma experiência agradável, que o marque de tal forma que ele queira voltar àquele consultório e também indicá-lo para familiares e amigos.
Para proporcionar vivências positivas, ainda em consultas médicas que possam ser tensas, os médicos e suas equipes contam com recursos tecnológicos que promovem melhor integração, ainda que a distância, como a telemedicina, registros e integração de prontuários eletrônicos, monitoramento remoto de pacientes em tempo real, exames mais precisos e rápidos e possibilidade de reunir diversas especialidades em equipes multidisciplinares.
Exigências crescentes e clientes bem informados
Clientes de todas as áreas apresentam exigências crescentes, assim como o conhecimento a respeitos de seus direitos e garantias. Na saúde, a cobrança por serviços eficientes e gestões éticas é ainda mais incisiva.
É indispensável que as equipes incluindo médicos, nutricionistas, dentistas, psicólogos e outros profissionais que dão suporte a esses tenham ciência que o tratamento individualizado deve andar de mãos dadas com a visão empresarial. Sem essa aliança será difícil prosperar no universo de consultórios e clínicas. O agendamento online deve ser adotado até o limite para proporcionar agilidade e economia de tempo para os envolvidos, mas essa tecnologia não pode representar uma barreira para o contato humano, o atendimento atencioso e a dedicação para que o paciente se sinta único e valorizado.
O aperfeiçoamento contínuo da carreira médica é a sustentação de uma clínica moderna e elogiável. Os médicos e equipes devem ter a educação continuada como sua primeira prescrição. A gestão de cada detalhe do espaço deve ser profissionalizada e acompanhada ponto a ponto pelos médicos responsáveis.
“Nenhuma tecnologia vai suprir o cuidado humano”
Todas as abordagens, médicas ou administrativas, devem estar centradas nos pacientes e familiares. Os recursos tecnológicos devem servir para poupar tempo dos médicos para que esse possa ser investido na consulta olho no olho, numa boa anamnese, na compreensão do paciente.
Essa deve ser a linha condutora de todos os processos e procedimentos do consultório ou clínica que pretenda ser reconhecida pela sua excelência e individualização de seus pacientes. Os clientes devem ser vistos como pessoas que têm valorizado aspectos antes um tanto ignorados, como saúde mental e bem-estar.
Esse olhar atento a cada indivíduo tem conquistado uma relação direta com o desempenho financeiro das empresas na área da saúde.
Ainda na lista de tópicos que elevam o sucesso da clínica ou consultório estão a acessibilidade, a inclusão e a diversidade. Também não se pode ignorar o uso da inteligência artificial e da análise de dados que podem embasar decisões, identificar tendências e orientar planejamentos e investimentos, incluindo a segurança de dados e a atualização dos recursos humanos e infraestrutura.
Para médicos e profissionais que buscam incansavelmente a excelência, sobram recursos e opções para superar os mais diversos desafios atuais de gestão, de concorrência e de encantamento do cliente. É preciso optar pelo melhor atendimento e melhor gestão, traçar metas, planejar e segui-las. Há um ano inteiro de 2024 para fazer diferente e ainda melhor para os seus clientes e por sua carreira.